domingo, 28 de outubro de 2007

Literacia computacional e fluência tecnológica

No segundo capítulo o autor refere uma situação muito importante sobre a literacia computacional e a fluência tecnológica.

Tanto o autor como os sábios da informática estão certos, ao referirem que é importante, que as crianças saibam o essencial da informática, porque senão correm o risco de não conseguirem arranjar emprego. Realmente, este aspecto é muito importante, por isso, os pais e os educadores devem ter um cuidado especial com esse tipo de aprendizagem. Porque, hoje em dia, independentemente, dos cursos que as crianças querem tirar, o saber usar um computador para várias situações, será muito vantajoso para ela, uma vez que, em todas as áreas é imprescindível o uso do computador.

Segundo Paper, os miúdos que terminam cursos informáticos são analfabetos em relação ao que realmente interessa, porque só usam o computador para os objectivos próprios.

O autor assenta um outro aspecto que está relacionado com esta literacia computacional. Que é o facto de muitos miúdos saberem muitos factos sobre o computador e formas de o utilizar, mas que, quando deparam-se com alguns problemas fora do comum, não conseguem resolvê-los, porque faltam-lhes a fluência tecnológica.

Para sermos fluentes é necessário utilizar o computador com alguma frequência e fazer certos esforços para podermos conseguir expressarmos em situações diversas que podemos encontrar ao utilizar um computador.

Na minha opinião, esse aspecto mencionado pelo Paper é muito importante, mas também, temos que terem conta que nem todas as crianças têm pais ricos ou possibilidades de terem um computador em casa, tendo a oportunidade de poder usar esta máquina, apenas, na escola. É evidente, que estas crianças terão muito mais probabilidades de não serem fluentes na área da tecnologia, do que, as outras que têm oportunidade de usá-lo em casa ena escola.

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